21 de março de 2012

Tarefas domésticas

Cá por casa cada um tem as suas preferências pelas tarefas domésticas, enquanto eu gosto mais de tratar da roupa, o Rui gosta mais de aspirar a casa, já limpar o pó só se for com um espanador do pó da Swiffer. Cozinhar é tarefa partilhada pelos dois, já limpar a cozinha é outra história. Com o nascimento do Zé Pedro temos a nossa Amália a facilitar-nos a vida (bendita!). Há sempre coisas espalhadas pela casa e como me incomoda ver tudo desarrumado (não que seja um exemplo) parece-me que gasto muitas das minhas energias só para pôr tudo nos devidos lugares.
Já li em qualquer lado que se deve ensinar aos pequeninos o hábito de arrumar depois de brincar, pois... Qual é a vossa experiência? Como é que se ensinam bebés a arrumar? E como é que ensinam as crianças grandes (maridos)?

O Zé Pedro também já mostra as suas preferências... e com estilo!!


(Ignorem a cómoda ao fundo do corredor, heranças de quem anda por casas alugadas...)

4 comentários:

  1. Eu ensinei o meu filhote a arrumar desde pequeno.

    No quarto deixo mais ou menos alguma liberdade pelo que há sempre um ou outro brinquedo fora do sitio.

    Depois na casa existem dois sitios onde pode brincar:
    - sala
    . uma das pontas da mesa da cozinha

    Nestes dois sitios existe uma regra: só pode estar 1 brinquedo de cada vez. Se quiser brincar com outro tem de guardar o que estava a usar... e ele cumpre á risca!! Normalmente qd quer mudar de brinquedo trás o caixote vazio do que tem de arrumar e o proximo com o qual pretende brincar.

    Tanto a sala como a cozinha são as duas areas onde normalmente brinca com os brinquedos que mais peças têm, tipo legos... os seja os brinquedos que mais caos poderiam causar em casa são os que mais controlados andam.

    Como o ensinei, brincadondo come. Brincamos com um, depois arrumamos e vamos buscar outros! às vezes ajudo a arrumar :)
    Isto feito desde cedo ele interiorizou e já sabe que tem de o fazer :)

    ResponderEliminar
  2. O Zé Pedro está um homenzinho super giro!! Vai ser um excelente ajudante!! O David ainda está na fase de atirar os bonecos para o chão e ficar a olhar para eles até alguém lhos ir apanhar. Mas, verdade seja dita, já gosta de limpar a mesa com as mãos, claro!! Deve achar que é bem melhor que estar a usar panos!! :)

    ResponderEliminar
  3. O Zé Pedro é o máximo! =)

    ResponderEliminar