22 de março de 2012

Como pintar com spray

Já algumas pessoas me têm questionado sobre a pintura de objectos com spray, por isso o post de hoje é dedicado ao meu fiel spray. Vamos então a isto!

Pintar com spray abre-nos um vasto leque de opções, dá para pintar quase tudo, eu mesma já experimentei pintar em madeira, metal, plástico e até vidro. Consegue-se ter um efeito mais homogéneo e, mesmo ao pintar um objecto escuro, ou até com desenhos, dá para tapar tudo. Claro que não se tem aquele efeito relaxante como quando se utiliza um pincel, mas para pessoas com pouca paciência para ver o resultado final ou que tremem muito das mãos, o spray é o ideal.
Só uma nota: pintar com spray é lá fora, não tentem dentro de casa...
Aqui fica um passo a passo de como pintar com spray:



Esta tigela custou-me 3€ e não foi para comer a sopa nela que a comprei, foi porque vi logo que tinha potencial para ser (mais!) um despeja bolsos para as chaves, trocos e telemóvel do Rui. Claro que esta simples tigelinha não podia acabar por ficar assim!


Depois de uma primeira demão vi logo que tinha feito asneira, pois a tinta tinha escorrido para os bordos e, como, os queria no tom do metal, tive de esfregar com um pano e um pouco de diluente. Para ver se não voltava a acontecer, colei a toda a volta fita de pintar, que se descola facilmente sem danificar.


Primeiro costumo usar um primário, também em spray, que ajuda a fixar melhor a tinta seguinte.Desta vez escolhi um alegre amarelo, também não pode ser sempre tudo branco!
Dei umas seis demãos de tinta até achar que já estava bem pintado, é melhor dar sempre várias demãos, sempre ao de leve, para que a tinta não escorra. Então é assim, segurar a lata de spray a uns 20cm de distância e depois sempre com movimentos circulares ir pintado, muito ao de leve. Pintar esta tigela demorou-me dois dias, para dar tempo para secar bem e voltar a pintar.



No fim, quando tirei a fita dos bordo da tigela, surpresa, ainda tinha restos de tinta, por isso usei o mesmo método e com um paninho embebido em diluente tirei a tinta e ficou óptima!

  

E aqui está o resultado final! Acho que valeu a pena e agora o Rui tem mais um sítio onde deixar a tralha dos bolsos e, melhor, é inquebrável!!







E a foto que vêem na moldura sou eu, a minha irmã (de laranja) e as minhas primas num Carnaval, eu sou a Pirata!!

 


2 comentários:

  1. Ficou gira :) e eu que nem sou fã de amarelo... :)

    Qq dia tenho de experimentar com spray. Nestes ultimos dias andei a experimentar, mas foi mesmo com o pincel, até nem saiu mal :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do resultado final!!

    ResponderEliminar