15 de julho de 2010

A Estrada

Hoje termino um ciclo. Durante 4 anos trabalhei na Extensão de Saúde de Rossas, sou enfermeira, uma freguesia de Vieira do Minho a 11 km da vila, onde moro, para vir trabalhar na Sede a dois passos de casa.
Esta foi a estrada que me levou a Rossas, não só a trabalhar, mas a construir-me como sou, foi lá que iniciei a minha profissão e de lá saio como uma nova pessoa, mais madura, mais vivida.

Quando me perguntavam onde trabalhava, só diziam "coitada, aquela estrada é horrível, tantas curvas", nunca percebi... para mim aquela estrada não tinha curvas, só recantos, tantos por descobrir!

Esta estrada acompanhou-me ao longo dos anos e só vi coisas fantásticas, as que a Natureza teve o prazer de me oferecer, como os esquilos afoitos a subir pela estrada, coelhos assustados a atravessá-la, bando de corvos que só a abandonava quando já passava com o carro mesmo à beira, uma águia que estava sempre no mesmo sítio e que ainda cheguei a vê-la a caçar um rato que passava nessa mesma estrada e desta ainda avistei lindas garças e patos bravos. Podia ver como estava o nível das águas da barragem do Ermal, por vezes vazia, outras com os campos todos inundados.

Foi desta estrada que conheci as mulheres de Santa Marta, pernas grossas, soquetes, saia, quer fosse Verão ou Inverno, cesto na cabeça e na mão uma vara para ir levar as vacas ao campo. Vacas e ovelhas, eram muitas vezes o único "trânsito" que apanhava... Cumprimentava quem passava, sempre as mesmas caras, a passar por aquela estrada, pessoas que me conheciam e que muitas vezes pediam para parar, um recado para levar, uns ovos ou legumes para trazer, ou ainda umas boleias para casa, pessoas com nome, que nunca mais esquecerei.

Esta estrada fazia-me feliz, levava-me ao meu cantinho de trabalho, a minha paixão, sempre foi um prazer trabalhar em Rossas, de lá levo muitas amizades, que sei, nunca encontrarei noutro lado

Era uma estrada mágica...

Agora, espero que o trajecto a pé que me espera para o trabalho esteja repleto de surpresas por descobrir e uma nova etapa começa aqui!

4 comentários:

  1. Olá Inês :)
    Decerto que o novo trabalho te vai recompensar e trazer também novas caras, simpáticas, esperamos. Muito bonito e curioso o teu antigo percurso para o trabalho, de facto a natureza é surpreendente. Adorava morar num sítio assim, acho o norte de Portugal muito bonito, principalmente a zona onde moras de Vieira do Minho; lindo, lindo! Mostra-nos fotografias da tua linda terra, sim?
    Beijinhos e tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  2. Agora que vais começar uma nova etapa da tua vida de certeza que vais de novo encontrar o caminho... e não te esqueças que agora ainda ficas mais perto daqueles de quem gostas e amas. Boa sorte. Beijinhos das mulheres da família , mãe e avó.

    ResponderEliminar
  3. Olá doce Inês. Vai correr bem. Vais continuar a acarinhar as pessoas que encontras:) bjocas Marta e Francisca

    ResponderEliminar
  4. Inês...
    só vi hoje a Estrada...
    que bonito, que emoção ao ler.
    Felicidades.
    cina

    ResponderEliminar